As Origens


A marca Senhora da Seca pertence à Quinta Senhora da Seca, que faz parte da Casa de Dentro de Maria da Conceição Ferreira Machado, cujas referências à casa datam do século XVI.

A Casa de Dentro era constituída por campos e bouças, sendo a zona habitacional composta por: a casa de habitação dos proprietários de rés-do-chão e 1º andar e uma casa de caseiros no rés-do-chão, uma eira, um celeiro e cortes de gado. Tudo isto ficava ladeado por dois portões, situados a nascente e a poente. Nas laterais do portão nascente encontram-se uns painéis de azulejos com as seguintes inscrições:
Aqui na "Quinta da Seca",
Quem entra perde a secura...
E quantas vezes se peca,
Constipando de fartura...

Senhora da devoção
Do povo dêste lugar,
Cobre-o de tua bênção;
Enche-lhe a arca e o lagar


Maria da Conceição Ferreira Machado, quando era ainda criança, herdou a quinta Casa de Dentro, por morte dos pais, Domingos Dias Machado e Rufina Ferreira Coelho. A Sãozinha de Dentro, como era tratada e conhecida nos arredores, ainda viveu lá alguns anos após o seu casamento; tendo sido lá criados 2 dos seus 3 filhos.

Para dar continuidade a uma tradição familiar, foi criada a Quinta Senhora da Seca, com vista a comercializar os seus vinhos verdes de elevada qualidade.
A Quinta Senhora da Seca conta ainda, com espumantes de vinho verde e compotas tradicionais, de entre outros produtos.


Sem comentários:

Enviar um comentário